sexta-feira, 15 de julho de 2011

APARADORES

Na sala, exposto ou escondido embaixo da escada, o aparador pode ser usado para abrigar objetos de decoração e apoiar o serviço do jantar.

Os aparadores são peças curingas pela versatilidade e ocupam lugar importante na decoração de salas, halls e circulações. Ele serve para delimitar ambientes, apoiar a louça durante o jantar ou deixar os porta-retratos e vasos à vista. Por vezes um único aparador cumpre todas essas funções, especialmente se o espaço for pequeno.
“Os ambientes integrados estão presentes em quase todos os projetos e ter o aparador separando salas de estar e jantar é uma solução bonita e funcional”, diz a arquiteta Mariana Assad Slivak.
Mais do que elemento decorativo, os aparadores são peças bem vindas para acomodar pertences pessoais dos moradores e visitantes da casa. “Háquem goste de ter o móvel logo na entrada para deixar as chaves, carteiras e celulares”, comenta a arquiteta.

Além dos halls, os corredores também são espaços em que os aparadores estão presentes. “O corredor é um local normalmente frio, sem vida e um aparador com objetos coloridos pode aquecer, deixando a circulação mais agradável aos olhos”, diz a arquiteta e designer de móveis Mayana Cristina Thomé, do Studio Duo Design.

Para não atrapalhar, ela recomenda que o objeto tenha largura (profundidade) máxima de 40 centímetros e comprimento de aproximadamente 1,80 metros, salvo em projetos especiais.
Aparadores maiores do que essa medida ficam parecidos com uma cômoda, além de chamar muita atenção no ambiente. Quanto a altura, a profissional aconselha algo entre 75 e 90 centímetros para manter a proporção. “Quem colocar o aparador atrás do sofá deve cuidar para que a altura não supere a do encosto e para que os objetos sobre o aparador não atrapalhem a visão de quem estiver na sala de jantar”, afirma Mayana.
Outra função prática para uma aparador é a de um minibar, instalado próximo ao sofá. Muitas garrafas vão poluir, mas uma seleção de três ou quatro tipos de bebidas, alguns copos e um balde para o gelo compõem um cenário discreto e supre a necessidade na hora de servir os convidados. Para não carregar a decoração, a dica é dispor as garrafas em ordem decrescente: as mais altas ficam próximas da parede.
Materiais

Visitando algumas lojas de móveis de Curitiba é possível encontrar aparadores de materiais naturais e artificiais, rústicos e modernos, com vidro ou aço. Os clássicos continuam sendo os de madeira, mas ganharam diferentes tipos de revestimento e conceito. “Usa-se muita madeira de demolição para esses objetos de complemento da decoração. Além de sustentável, as peças ganham em beleza”, aponta Marco Brotto, da loja Piccola Brotto.

A escolha do tipo de aparador depende basicamente de dois fatores: a função do objeto e a decoração do ambiente. “Um aparador que precisará suportar temperaturas mais altas para servir o bufê por exemplo, precisa ser de um material mais resistente”, lembra Mariana. Para a função de bar os melhores modelos são os que têm base de aço e tampo de vidro ou espelho.
 
Atelie Inspiração
Jaraguá do Sul - SC
Rua Egídio Busarello, 358 - Barra do Rio Cerro
(47) 3370-7803
(47) 9914-9199

Nenhum comentário:

Postar um comentário