sábado, 16 de julho de 2011

CRISTALEIRAS

 Símbolo de luxo e sofisticação em épocas passadas, as cristaleiras tornam o ambiente rústico e atual
 Em tempos de modernidade e corrida tecnológica é cada vez mais notória a transformação dos ambientes domésticos em locais que buscam, em primeiro plano, a praticidade e funcionalidade necessárias a uma vida mais dinâmica, com itens cada vez mais práticos, compactos e embutidos.
 Como fazer para tornar a residência um ambiente menos impessoal e mais vinculado a memória familiar diante de tantas inovações percebidas nas tecnologias dos novos móveis? Os decoradores afirmam que elementos antigos de decoração são capazes de garantir mais aconchego ao domicílio. Entre estes, destacam-se as cristaleiras, móveis que resistem ao tempo e que voltam com força total às novas tendências.
 Buscando na memória, é comum a lembrança de um móvel de madeira maciça com portas de vidro e espelhos ao fundo, decorando as salas de jantar ou de visitas da casa da vovó. Dentro desse móvel, aos olhos de todos, uma série de prateleiras que costumavam guardar o serviçode jantar reservado para ocasiões especiais, ou até mesmo pequenos tesouros e relíquias da família.
 As cristaleiras, que surgiram na Europa ainda em tempos medievos, atravessaram gerações e resistiram ao tempo. Com ares modernos ou clássicos, esse item tem atraído a atenção dos novos projetos de ambientação, e ganharam inclusive nova forma de apresentação.

 As charmosas cristaleiras clássicas, à moda de Luís XV, podem ser facilmente encontradas. Para quem tem pouco espaço disponível, a melhor opção são os modelos do tipo charuto. Conforme explicou Luciene Nunes, vendedora da Jacaúna Decorações, as cristaleiras se adaptaram as mudanças no ambiente que está cada vez mais reduzido. "A diminuição das casas e dos apartamentos interferiram também no design delas. Foi uma espécie de adaptação. É possível encontrar modelos para cada tipo de espaço. As cristaleiras do tipo charuto, mais estreitas e verticalizadas, são fáceis de inserir em qualquer ambiente".
 Apesar das novas tendências utilizarem esse tipo de mobília em outros ambientes da casa, como no home theather, nos dormitórios, ou no rall de entrada, o item continua sendo mais procurado para compor o living ou a sala de jantar. Este móvel deixou de receber apenas o serviço de jantar e passou a também ser um utilitário que guarda objetos de decoração. "Os decoradores deram uma nova função as cristaleiras, que agora se tornou um móvel produzido para receber objetos decorativos de forma muito eficaz. Na sala de estar, por exemplo, fica muito sofisticado guardar pequenos objetos de decoração, ou até mesmo livros. A cristaleira cumpre a função de ser um utilitário onde o proprietário guarda seus pequenos tesouros e coisas de valor sentimental", explicou Luciene.
 Produzida em madeira maciça para poder resistir a disposição de objetos mais pesados e para se tornar uma peça mais duradoura, a cristaleira pode ser encontrada ao valor de R$700 a R$7000, variando de acordo com o modelo. "As do tipo charuto são mais baratas. Os modelos Luís XV são maiores e mais trabalhadas.
 Para os clientes mais modernos, existem também cristaleiras com detalhes de alumínio e com fechadura em imã. Ou seja, a cristaleira é um item procurado tanto pelos clientes mais clássicos, quanto pelos mais modernos. Outro fator é que a cristaleira deixou de ser um móvel exclusivo de classe A. As classes B e C, nos últimos dois anos, têm sido potenciais compradoras", completou.
 Na sala de jantar, a cristaleira verticalizada pode ser usada aos pares, ao lado do aparador ou Buffet. Os modelos mais clássicos necessitam de mais espaço para que a decoração se mantenha com mais requinte. E podem perfeitamente dividir a cena com elementos mais modernos de decoração. A mistura do clássico com o atual dá um charme especial ao ambiente que fica mais pessoal e convidativo.





Atelie Inspiração
Jaraguá do Sul - SC
Rua Egídio Busarello, 358 - Barra do Rio Cerro
(47) 3370-7803
(47) 9914-9199

2 comentários:

  1. Lindíssimas as cristaleiras. Estou querendo comprar uma pra colocar na sala de estar. Será que fica legal? Minha sala tem um jogo de sofá branco e mesa de centro de madeira marrom do tom da cristaleira. O que vc sugere que eu coloque dentro dela já q só tenho louças brancas de porcelana..? Aguardo sua resposta no meu email.
    Grata,
    Fatinha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Estou querendo adquirir uma cristaleira clássica e elegante (design mais antigo) que tenha, mais ou menos, 1 metro de largura, com vidro na frente e laterais. A minha preocupação é a qualidade da madeira utilizada na sua confecção...
    É entregue armada? Qual o prazo? Seria para uma cidade do interior da Bahia, em torno de 120 km de Salvador.
    Atenciosamente,
    Silvio
    PS.: A resposta deve seguir para o e-mail mgalbergaria@hotmail.com

    ResponderExcluir